f Içar Music: Iniciação violão
MUITAS MÚSICAS GÓSPEL
SÓ JESUS CRISTO SALVA.

Iniciação violão

Geralmente os violões tem seis cordas.
A numeração das cordas começa da corda mais fina n° 1. A mais grossa é a n° 6. Assim, conta-se de baixo para cima. Cada corda tocada solta tem som respectivo:
A corda n° 1=MI;
A n° 2=SI;
A n° 3=SOL;
A n° 4=RÉ;
A n° 5=LA;
A n° 6=MI.












Observe o braço do violão, note que existem as casas que são os espaços entre os trastes (os trastes são as peças de metal que divide a escala do vilão). A corda n° 6 quando apertada na casa 1°, vai sair o som de FA.















No violão, na mão direta, geralmente usa-se mais os dedos polegar, indicador, médio e anular. Na mão esquerda o polegar serve mais para apoio atrás do braço, enquanto outros dedos servem para apertar as cordas nas casas.





As músicas podem ser tocadas em 12 tonalidades que são:
Em 1)  dó
      2)  dó#  se fala   dó sustenido esse som que fica entre dó e ré é chamado também  de (ré b)-ré bemol
      3)   ré  
      4)   ré#  se fala    ré sustenido esse som que fica entre ré e mi é chamado também de (mi b)- mi bemol
      5)   mi        
      6)   fá
      7)   fa#
      8)   sol
      9)   sol#
     10)  lá
     11)  lá #
     12)  si
Observe que entre o 3º grau e o 4º (mi e fá) não existe mi# e entre o (si e o dó) não existe si#. Porque vai subindo essa escala (traduzindo: escada). Essa escala que falo é a escala Maior que tem meio tom entre todas as notas, menos entre o terceiro e quarto grau e sétimo e oitavo grau que por sua vez é o primeiro grau oitava acima-(o som é mais agudo oito notas acima).Verifica-se acima, que no braço do violão existem dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, dó..........Ou seja, 7 notas que se repetem, umas mais agudas e outras mais graves.
Todas as notas que tiverem #(sustenido) também tem o mesmo som da nota da frente b(bemol). Ex: dó# é igual ré b. Para saber quando usar uma ou outra vai depender da tonalidade que vai ficar a música. Lembrando que em determinadas tonalidades podem ser usado uma nota com ## (dobrado sustenido), ou   bb (dobrado bemol). Mas essas escritas e nomenclaturas usam-se em partituras musicais que obviamente para entender  precisa-se de um estudo mais aprofundado.

As dicas que queremos passar aqui são mais simples. Queremos passar músicas  e  Cifras mais fáceis e básicas para iniciantes.

continua..........

Acorde: Quer dizer que são tocados três ou mais sons juntos. Ex: Dó ou DóM (se lê Dó maior)  vai ser tocado a tônica, que é a nota principal que dá nome ao acorde, a terça dela que é o mi e a quinta dela que é o sol. No caso do ré: vai ser tocado a tônica que é o ré+a terça dela o fá e o lá, ou seja a tônica+a terça+a quinta dela. No mi é a mesma coisa e assim por diante.

As cifras representam os acordes: A=La; B=Si; C=Do; D=Ré; E=Mi; F=Fa; G=Sol.

Dica: Quando for tocar e aparecerem sinais na frente da cifra, como ex: 9ª, 11ª, /G, /A, etc. Devido a dificuldade de fazimento da digitação, a priori, pode ser dispensado a obediência de executar tais sinais. Por exemplo se um acorde tiver: ..../A  quer dizer  que no baixo do acorde tem que ser tocado o A. Se for difícil fazer a digitação,  faça o acorde sem o Lá no baixo. Faça o acorde simples mesmo.
Porém tem sinais que são obrigatórios obedecerem, são os sustenidos, os bemóis, os sinais de acordes menores, ex: Cm ou outro qualquer que contenha um "m" minúsculo na frente.
 Porque?  Porque no campo harmônico de qualquer tonalidade contém cifras maiores e cifras menores. Os acordes menores a distância ou intervalo entre a tônica e a terça é de um tom e meio, enquanto a distância entre a tônica e a terça dos acordes maiores é de dois tons.
Assim: Deve ser decorado a digitação: A, Am, A#, Ab, A#m, Abm.  Lá ou Lá maio ou Lá naturalr= (cifra; A ou AM), Lá sustenido=A# e Lá bemol=Ab) e o Lá menor=(cifra Am, Lá sustenido menor=A#m e Lá bemol menor= Abm). E assim por diante com as demais notas: o B: si, o C: do, o D: ré, o E: mi, o F: fá, e o G: sol.

continua........



Num geral existem milhares de acordes. Só do acorde LA tem mais de dez posições, vou passar apenas duas das mais comuns.

LA ou LA maior – CIFRA: A -
posições mais comuns                          



                                                            
obs: no desenho do acorde quando aparecer x não tocar a corda correspondente.
Deve-se tocar o as cordas que tenham os círculos, tanto o pintado que corresponde ao baixo do acorde como os não pintados que representam as outras notas do acorde. No segundo desenho acima, existe a pestana que quer dizer que o dedo 1(um) da mão esquerda pressionou todas as cordas na casa 5.

LA menor – CIFRA: Am                            

LA sustenido – CIFRA : A#                        

LA sustenido menor – CIFRA: A#m          

LA bemol – CIFRA: Ab                              


LA bemol menor – CIFRA: Abm                     

O interessante que no violão muitas vezes para mudar de um acorde para outro, a mão esquerda exerce a mesma digitação, mudando apenas de casa. Ex. LA com pestana na quinta casa que vai para LA#, a digitação é a mesma, mas sobe uma casa, ou seja, a pestana vai para a sexta casa.


Continuando, se subir mais uma casa, ou seja mantendo a mesma posição mas sobe uma casa, o acorde que vai soar é o SI   e  assim por diante: DO, D#, RE, RE#, etc. Acorde: (é a junção de 3 ou mais sons juntos).

Não devemos esquecer que entre o SI e  o DO não tem SI# e nem DOb (bemol) e entre o MI  e o FÁ não tem o MI#  e nem o FAb(bemol). Porque: A escala Maior tem característica de entre a terceira e quarta nota tem apenas meio tom e entre a sétima e oitava nota também tem apenas meio tom. Assim da nota SI subindo meio tom já vai para o DO e da nota MI meio tom acima vai para FA diretamente.
É só observarmos as teclas brancas de um piano, teclado, sanfona,  etc. Que ao ser tocado as teclas brancas começando pelo DÓ, RÉ, MI....... será tocado a escala Maior na tonalidade de DÓ que ao terminar no SI inicia-se uma nova escala de DÓ mais aguda.
Então podemos afirmar que teoricamente a música no mundo ocidental começa da Escala Maior, que são as teclas brancas do  piano. Podemos verificar que entre o MI e FA e SI e DO não tem aquelas teclas pretas, porque elas são os meio tons entre as outras notas. Agora se formos falar de outras tonalidades, existirão os acidentes e as alterações usando-se os #(sustenidos ) e b(bemóis), para que a escala mantenha a estrutura de escala Maior ou na escala desejada.






Acima algumas posições. Observe mais uma vez  se subir a digitação uma casa e for colocado pestana na casa anterior, o acorde subirá meio tom ou vice versa. Veja também que exemplo Dbm (Ré bemol menor) e C#m(Dó sustenido menor) é a mesma posição. Quem vai determinar o nome a ser dado para posição será a tonalidade da música. É muito comum músicas terem cifras certas na posição, mas erradas no nome dado ou escrito.

Como se sabe, existem 12 tonalidades. Dependendo da voz do/a cantor/a, se tem facilidade em cantar em determinada tonalidade. Caso a música esteja numa tonalidade e haja necessidade de mudar para facilitar no cantar, é só fazer a transposição para nova tonalidade, obedecendo é lógico os intervalos dos acordes, o campo harmônico, etc.

Tudo isso parece complicado, mas é simples, é matemática bem simples. Conforme vai praticando, vai-se entendendo.

Para o/a iniciante no violão aprender o básico, é aconselhável ele/a começar treinar uma das sequência de acordes bem simples. E a posição que vai dar um pouco de trabalho para aprender é a que usa pestana(quer dizer pestana: o dedo 1 da mão esquerda aperta todas as cordas em determinada casa do braço do violão, e os outros dedos fazem a posição). Depois que aprendeu fazer pestana, fica tudo mais fácil.

A PRIMEIRA SEQUÊNCIA QUE QUEREMOS PASSAR É:   C-F-G-C-Em-Am-Dm-G-C.  Esta sequencia está na tonalidade de Dó Maior. Você deve treinar esses acordes. A mão direita pode tocar todas as cordas para cima e para baixo mesmo, e obedecendo um ritmo lento. Com o tempo você vai aprender a dedilhar e assim terá que tocar as cordadas certas principalmente por exemplo a posição de Ré sem dissonância(dissonância:nota estranha ao acorde). Porque quando você toca o acorde sem pestana  de D ou Ré natural ou maior, e menor, seria correto acionar apenas as 4 primeiras cordas. Se for tocado a 5ª corda também, automaticamente estaria colocando no baixo do acorde a corda Lá, e a nomenclatura seria D/A(ré com baixo em Lá - na segunda inversão). Se for tocado a corda 6ª juntamente com as outras 4 do acorde de Ré, a nomenclatura seria D/9(ré com nona no baixo), se for menor seria Dm/9.


Treine essa sequência em vermelho acima, se você já sabe, toque essa mesma em outras tonalidades. Quanto ao desenho das posições, acima  você encontra o Am e o C. As outras posições você pode  encontrar na internet mesmo. Lembrando o nome dos acordes tem que ser iguais a esses para não haver erro no campo harmônico. Posteriormente poderá acrescentar uma 7ª uma 9ª etc. Mas tem que saber fazer para não errar...

Estamos colocando uma sequência de acordes que se combinam, observe que é a mesma sequência colocada em vermelho acima, mas também em outras tonalidades.
Treinem, procurem as posições na internet, pois se colocarmos os desenhos dos acordes tomará muito espaço.
Obs: uma grande quantidade de músicas tem essa sequência embutida nelas. Daí a necessidade de treinar. Essa sequência está no modo maior, breve colocaremos uma no modo menor. Observe que não tem as tonalidades em bemóis ou sustenidos. Por isso tem 7 tonalidades e não todas as 12 tonalidades.



C
F
G
C
Em
Am
Dm
G
C
D
G
A
D
F#m
Bm
Em
A
D
E
A
B
E
G#m
C#m
F#m
B
E
F
Bb
C
F
Am
Dm
Gm
C
F
G
C
D
G
Bm
Em
Am
D
G
A
D
E
A
C#m
F#m
Bm
E
A
B
E
F#
B
D#m
G#m
C#m
F#
B


Existem várias sequências para treino, com o tempo iremos informar. Essa sequência acima está estruturada nos graus I, IV,V,I, III,VI,II,V,I.

Na gravação caseira: estilo  Reggae - Deus de poder salva essa cidade  o baixo,  eu coloquei algumas dissonâncias para não ficar ainda mais repetitivo, e neste estilo de música o baixo muito importante. Na maioria das vezes o baixo é um instrumento melódico(as notas dos acordes são tocadas uma por vez). A função da bateria neste caso, principalmente é fazer marcação dos tempos 1,2,3,4 nos compassos e dar segurança ao baixo. Já o violão foi tocado na metade dos tempos ou nos contratempos. Então uma dica para treinamento do violão neste estilo de música é ouvir a bateria, localizar os tempos, e tocar no contratempo. Na metade da música para frente a batida do violão foi idêntica a batida da introdução, e  quase no final eu prolonguei um pouco as batidas. Como a voz foi estruturada na cabeça dos tempos, automaticamente o violão entra depois. E se prestar atenção dá para perceber que o baixo entra nos acordes antes para depois tocar no contratempo, embora eu não fiz questão de "quebrar muito o som do baixo", ou seja, eu cadenciei com batidas ritmicamente quase iguais.

Essa  tabela dos acordes que se combinam deve ser treinada sempre em todas as tonalidades. Conforme vai se ganhando mais habilidade, é evidente que para tirar uma música no violão vai se tornar mais fácil. Com a presença da internet, estudar ficou mais fácil. Porque em casa mesmo pode se treinar gratuitamente.
Aqui nessa página de iniciação violão, a intenção é abordar vários assuntos sem maior profundidade. Uns assuntos  importantes por exemplo é o estudo de estrutura de compasso, armadura de clave, montagem de acordes, intervalos, etc.. Aqui nesta página, como dito, falamos superficialmente, mas quem quer aprender mais, vai atrás e pesquisa na internet mesmo. Com certeza vai aprender muito.
Bom, como se monta um acorde no violão? Primeiro  devemos  decorar todas as 6 cordas do violão tocadas soltas, contadas da 1ª à 6ª geralmente(porque tem violão que tem mais de 7 cordas, mas geralmente profissionais de altíssimo nível usa), e é bom decorar da 6ª à 1ª também tocadas soltas. Logo é MI,SI,SOL,RE,LA,MI ou MI,LA,RE,SOL,SI,MI(veja o braço do violão no desenho bem acima).

Por exemplo se quer montar o acorde de DÓ MAIOR.(  C  ).

                                     
Observe que a 2ª corda se tocada solta é o si, o dedo 1 da mão esquerda apertou na primeira casa, logo essa corda ficou sendo dó. Veja também que a 4ª corda foi apertada pelo dedo 2 na segunda casa, ficando com o som de mi. E o dedo 3 apertou a 5ª corda na casa três, o som  vai ser dó. Portanto se forem tocadas todas as cordas juntas, o acorde será C/E dó com baixo em mi. Mas no desenho acima existe um X na 6ª corda, ou seja, não deve ser tocada se a cifra do acorde for apenas o (  C  ). Então vai ficar assim 5ª corda=dó(baixo do acorde e que dá nome a ele), 4ª=mi, 3ª=sol, 2ª=dó novamente, 1ª=mi.
É sabido que um acorde é montado com a tônica(que dá nome ao acorde), terça e quinta. Logo na escala de dó a  1ª nota é =do, 2ª=re, 3ª=mi, 4ª=fa, 5ª=sol, 6ª=la, 7ª=si, 8ª=do mais agudo ou  oitava acima. Então vai pegar a Tonica ou 1ª=do, a 3ª=mi e a 5ª=sol, e assim  vai se repetir duas vezes o mi e se tocar o mi da corda 6, vai se repetir três vezes o mi. Portanto está explicado de uma forma simples a montagem do acorde de Dó maior ou C, lembrando que para transformar em acorde menor, é apenas baixar meio tom ou uma casa a terça do acorde. Eu falei aqui em transformar um acorde maior em acorde menor. Porém é diferente de falar em tonalidade maior e menor. Tonalidade significa que os acordes foram extraídos de uma escala maior ou menor. Existem várias escalas, as mais usadas são a maior e as três menores: menor natural, menor harmônica e menor melódica.


A música Me alcançou em especial para o Içar Music.
O comentário dessa música é simples: Quanto aos acordes, coloquei apenas três acordes, Sol maior, Ré maior e Dó Maior. Na Tonalidade de Sol maior, o ré é o V grau, o dó é o IV grau, ambos são acordes maiores. O violão fez solo usando técnicas simples  acompanhando os acordes.O  baixo também trabalhou bem simples sem miores detalhes.
Quanto ao ritmo eu estruturei a música com fórmula de compasso binário composto 2/3. Se você observar, vai ver que a base do violão é feita com a palheta, e o tempo todo tocou binário composto. Porém  na bateria em um dos tempos  fiz uma quebra usando uma subdivisão simples ou subdivisão por dois além da subdivisão por três, em apenas uma batida exatamente na metade do compasso. E o baixo deu uma certa ênfase a esse contratempo. Tentei fazer com bastante simplicidade para não virar uma confusão generalizada.

Você que quer aprender mais e mais, não só ouçam as músicas mas as estudem tentem saber qual a fórmula de compasso, a tonalidade, a fórmula estrutural, etc..

Com  o conhecimento que você já tem, vá para as músicas e tente tocar e cantar, se possível vai dedilhando um baixo, entendendo a bateria, teclado, computador, etc. É muito gratificante. A melhor coisa é gastar ou ganhar  o tempo com o ESTUDO SADIO de qualquer coisa, principalmente para louvar a Jesus.

Já algum tempo eu não tenho postado comentários teóricos. Considero que após o  treino da tabela dos acordes que se combinam, você já terá uma noção de campo harmônico e pode já ir nos ensaios da sua congregação e quem sabe já participar do louvor da sua igreja.
É muito bom se infiltrar no meio dos músicos da sua igreja, eles dão uma força e Deus abençoa.
Caso no momento você não tenha espaço ou algum músico dificulte para você, ore a Deus. Não desista, faça a sua parte em estudar. Aqui neste blogger estamos colocando muitas músicas bastante ungidas. Vá em frente, tente toca-las as possíveis. Lembre-se de cantar também para aprimorar a voz que é um instrumento natural.  Não desista de estudar, e no tempo certo Deus vai fazer a vontade Dele.

breve vou passar mais algumas sequências de acordes para treino e pretendo também me aprofundar um pouco na parte de teoria.

MÚSICA TOCOU-ME
Essas  cifras da  música Tocou-me embora bastante  simplificadas estão corretas, em relação as cifras original do vídeo postado. Se ao tentar acompanhar com o violão e no ouvido ficar um tanto estranho é bom verificar o acorde e saber em que nota do acorde esta a linha melódica da música. Muitas vezes, determinada música começa e termina com o acorde e a nota que dá nome à sua  tonalidade. Ou seja, na música Tocou-me colocada no blogger Içar Music,  a tonalidade é Dó Maior. Ela terminou com o acorde de Dó ou C. Porém começou com Fá ou F. Se observarmos as notas que compõem o acorde de fá são: Fá(tônica), Lá(terça maior), Do(quinta justa). Observe que nosso ouvido pediria por exemplo a iniciação da música com o acorde de C ou dó maior, mas o fá não está errado. Por conter em sua quinta o dó. Tente dedilhar e puxar com mais força a nota dó do acorde de fá e você vai entender o que estou dizendo.

Na música Tua palavra o dó deveria ser Cm, pois está na tonalidade de Si bemol maior. Porque no campo harmônico maior,  o segundo acorde deve ser menor. Mas nesta música o dó está maior, parece que aos ouvidos fica melhor.
Tente tocar o acorde de dó maior e de dó menor para observar.

Foi passado anteriormente uma tabela para treino de acordes na tonalidade maior, ou seja, uma Tabela dos acordes que se combinam. Lembrando, existem outras sequências de acordes.
Aqui colocaremos uma tabela para treino, mas na tonalidade menor. Aqui respeitamos o ciclo das quartas.
TABELA DE TONS MENORES PARA TREINO

   Cm

    Fm

     Bb

     Eb

     Ab
D   meio diminuto    

     Gm

      Cm

   Dm

    Gm
  
      C
 
      F

     Bb
E    meio diminuto

     Am

      Dm

   Em

    Am

      D

      G

     C
F#   meio
diminuto

     Bm

      Em

   Fm
  
    Bbm

      Eb

      Ab

     Db
G    meio diminuto

     Cm

      Fm

   Gm

    Cm

      F

      Bb

     Eb
A    meio diminuto

     Dm

      Gm

   Am

    Dm

      G

      C

     F
B  meio diminuto

     Em

      Am

   Bm

    Em

      A
 
      D

     G
C#   meio
diminuto

     F#m

      Bm

A Musica CANTAREI PARA SEMPRE AS SUAS MISERICÓRDIAS. Como visto tem um violão, bateria programada, baixo e uma voz. Observem que tem um violão fazendo a base, a batida é simples, tem um pequeno solo de violão no final, o baixo praticamente só fez marcação do ritmo. Tem poucas notas, as  partes da música são repetitivas. Mas o importante é que passa uma mensagem. Observem que a música está em Bm (si menor), começa em si menor, depois sol, depois la, depois fa sustenido menor e volta para si menor e repete tudo.
Quanto a muita repetição de partes, existe uma certa rejeição, porém eu poderia aqui dar exemplos de músicas bastantes repetitivas que fizeram muito sucesso.
Lembrando, acima estão estes treinamentos no modo menor. Observe que cada tonalidade no modo menor, tem a relativa dela no modo maior e vice versa, é só contar um tom e meio acima ou abaixo. Ex: Cm(dó menor) a relativa será Mi bemol maior ou vice versa, ou seja as mesmas notas da tonalidade de dó menor são as notas da tonalidade de Eb maior. Na primeira tabela não vi necessidade de colocar o sétimo gral.
Assim se estaria usando as escalas maior e menor relativa. Mas existem as escalas menor harmônica e melódica (foram alteradas) possibilitando bastantes acordes dissonantes..Ou seja, a tabela de acordes no modo maior foi produzida usando-se a escala maior que tem uma estrutura apenas. Assim, a diferença que há  dos acordes relativos menores é porque se extraiu de uma das escalas menores. Lembrando, existem as escalas menores natural, harmônica e melódica, essas duas ultimas foram alteradas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário