Geralmente os violões tem seis cordas.
A numeração das cordas começa da corda mais fina n° 1. A mais grossa é a n° 6.
Assim, conta-se de baixo para cima. Cada corda tocada solta tem som respectivo:
A corda n° 1= MI;
A corda n° 2= SI;
A corda n° 3=SOL;
A corda n° 4=RÉ;
A corda n° 5=LA;
A corda n° 6=MI.
Observe o braço do violão, note que existem as casas que são os espaços entre os trastes (os trastes são as peças de metal que divide a escala do vilão). A corda n° 6 quando apertada na casa 1°, vai sair o som de FA.
No violão, na mão direta, geralmente usa-se mais os dedos polegar, indicador, médio e anular. Na mão esquerda o polegar serve mais para apoio atrás do braço, enquanto outros dedos servem para apertar as cordas nas casas.
As músicas podem ser tocadas em 12 tonalidades que são:
Em 1) dó
2) dó# se fala dó sustenido esse som que fica entre dó e ré é chamado também de (ré b)-ré bemol
3) ré
4) ré# se fala ré sustenido esse som que fica entre ré e mi é chamado também de (mi b)- mi bemol
5) mi
6) fá
7) fa#
8) sol
9) sol#
10) lá
11) lá #
12) si
Observe que entre o 3º grau e o 4º (mi e fá) não existe mi# e entre o (si e o dó) não existe si#. Porque vai subindo essa escala (traduzindo: escada). Essa escala que falo é a escala Maior que tem meio tom entre todas as notas, menos entre o terceiro e quarto grau e sétimo e oitavo grau que por sua vez é o primeiro grau oitava acima-(o som é mais agudo oito notas acima).Verifica-se acima, que no braço do violão existem dó, ré, mi, fa, sol, lá, si, dó..........Ou seja, 7 notas que se repetem, umas mais agudas e outras mais graves.
Todas as notas que tiverem #(sustenido) também tem o mesmo som da nota da frente b(bemol). Ex: dó# é igual ré b. Para saber quando usar uma ou outra vai depender da tonalidade que vai ficar a música. Lembrando que em determinadas tonalidades podem ser usado uma nota com ## (dobrado sustenido), ou bb (dobrado bemol). Mas essas escritas e nomenclaturas usam-se em partituras musicais que obviamente para entender precisa-se de um estudo mais aprofundado.
As dicas que queremos passar aqui são mais simples. Cifras mais fáceis e básicas para iniciantes.
Acorde: Quer dizer que são tocados três ou mais sons juntos. Ex: Dó ou DóM (se lê Dó maior) vai ser tocado a tônica, que é a nota principal que dá nome ao acorde, a terça dela que é o mi e a quinta dela que é o sol. No caso do ré: vai ser tocado a tônica que é o ré+a terça dela o fá e o lá, ou seja a tônica+a terça+a quinta dela. No mi é a mesma coisa e assim por diante.
As cifras representam os acordes: A=La; B=Si; C=Do; D=Ré; E=Mi; F=Fa; G=Sol.
Dica: Quando for tocar e aparecerem sinais na frente da cifra, como ex: 9ª, 11ª, /G, /A, etc. Devido a dificuldade de fazimento da digitação, a priori, pode ser dispensado a obediência de executar tais sinais. Por exemplo se um acorde tiver: ..../A quer dizer que no baixo do acorde tem que ser tocado o A. Se for difícil fazer a digitação, faça o acorde sem o Lá no baixo. Faça o acorde simples mesmo.
Porém tem sinais que são obrigatórios obedecerem, são os sustenidos, os bemóis, os sinais de acordes menores, ex: Cm ou outro qualquer que contenha um "m" minúsculo na frente.
Porque? Porque no campo harmônico de qualquer tonalidade contém cifras maiores e cifras menores. Os acordes menores a distância ou intervalo entre a tônica e a terça é de um tom e meio, enquanto a distância entre a tônica e a terça dos acordes maiores é de dois tons.
Assim: Deve ser decorado a digitação: A, Am, A#, Ab, A#m, Abm. Lá ou Lá maio ou Lá naturalr= (cifra; A ou AM), Lá sustenido=A# e Lá bemol=Ab) e o Lá menor=(cifra Am, Lá sustenido menor=A#m e Lá bemol menor= Abm). E assim por diante com as demais notas: o B: si, o C: do, o D: ré, o E: mi, o F: fá, e o G: sol.
Existem
milhares de acordes. Só do acorde LA tem mais de dez posições, vou
passar apenas duas das mais comuns e básicas sem dissonância, porque uma dissonância é nota estranha colocada no acorde para incrementar.
LA ou LA maior –
CIFRA: A -
obs: no desenho do
acorde quando aparecer x não tocar a corda correspondente.
Deve-se tocar o as
cordas que tenham os círculos, tanto o pintado que corresponde ao
baixo do acorde como os não pintados que representam as outras notas
do acorde. No segundo desenho acima, existe a pestana que quer dizer
que o dedo 1(um) da mão esquerda pressionou todas as cordas na casa
5.
La menor – CIFRA: Am
La sustenido – CIFRA
: A#
La sustenido menor –
CIFRA: A#m
La bemol – CIFRA: Ab
La bemol menor –
CIFRA: Abm
O interessante que no
violão muitas vezes para mudar de um acorde para outro, basta a mão
esquerda exercer a mesma digitação, mudando apenas de casa. Ex. La com pestana na quinta casa que vai para La#, a digitação é a
mesma, mas sobe uma casa, ou seja, a pestana vai para a sexta casa.
Se subir mais uma casa, ou seja mantendo a mesma posição mas sobe uma casa, o acorde que vai soar é o Si e assim por diante: Do, Do#, Re, Re#, etc. Lembrando, acorde é a junção de 3 ou mais sons específicos tocados simultaneamente.
Não devemos esquecer que entre o Si e o Dó não tem Si# e nem Dób (bemol) e entre o Mi e o Fá não tem o Mi# e nem o Fáb(bemol). Porque: a escala Maior de onde são montados os acordes tem característica de entre a terceira e quarta nota tem apenas meio tom e entre a sétima e oitava nota também tem apenas meio tom. Assim da nota Si subindo meio tom já vai para o Dó e da nota Mi meio tom acima vai para Fá.
É só observarmos as teclas brancas de um piano. Que ao ser tocado as teclas brancas começando do dó será tocado a escala Maior na tonalidade de Dó. E ao terminar no Si, tocando dó seguinte inicia-se uma nova escala de Dó mais aguda.
Então podemos afirmar que teoricamente a música no mundo ocidental começa da Escala Maior, que são as teclas brancas do piano. Podemos verificar que entre o Mi e Fá e Si e Dó não tem aquelas teclas pretas, porque elas são os meio tons entre as outras notas. Agora se formos falar de outras tonalidades, existirão os acidentes e as alterações usando-se os #(sustenidos ) e b(bemóis), para que a escala mantenha a estrutura de escala Maior.
Desenhos de alguns acordes, a 7ª é uma dissonância juntada ao acorde muito usada para preparar o acorde IV gral acima. Ex: dó vai para o fá, antes de tocar o fá toca-se o (dó com 7ª ou C7)
Se subir mais uma casa, ou seja mantendo a mesma posição mas sobe uma casa, o acorde que vai soar é o Si e assim por diante: Do, Do#, Re, Re#, etc. Lembrando, acorde é a junção de 3 ou mais sons específicos tocados simultaneamente.
Não devemos esquecer que entre o Si e o Dó não tem Si# e nem Dób (bemol) e entre o Mi e o Fá não tem o Mi# e nem o Fáb(bemol). Porque: a escala Maior de onde são montados os acordes tem característica de entre a terceira e quarta nota tem apenas meio tom e entre a sétima e oitava nota também tem apenas meio tom. Assim da nota Si subindo meio tom já vai para o Dó e da nota Mi meio tom acima vai para Fá.
É só observarmos as teclas brancas de um piano. Que ao ser tocado as teclas brancas começando do dó será tocado a escala Maior na tonalidade de Dó. E ao terminar no Si, tocando dó seguinte inicia-se uma nova escala de Dó mais aguda.
Então podemos afirmar que teoricamente a música no mundo ocidental começa da Escala Maior, que são as teclas brancas do piano. Podemos verificar que entre o Mi e Fá e Si e Dó não tem aquelas teclas pretas, porque elas são os meio tons entre as outras notas. Agora se formos falar de outras tonalidades, existirão os acidentes e as alterações usando-se os #(sustenidos ) e b(bemóis), para que a escala mantenha a estrutura de escala Maior.
Desenhos de alguns acordes, a 7ª é uma dissonância juntada ao acorde muito usada para preparar o acorde IV gral acima. Ex: dó vai para o fá, antes de tocar o fá toca-se o (dó com 7ª ou C7)
Acima algumas posições. Observe mais uma vez se subir a digitação uma casa e for colocado pestana na casa anterior, o acorde subirá meio tom ou vice versa. Veja também que exemplo Dbm (Ré bemol menor) e C#m(Dó sustenido menor) é a mesma posição. Quem vai determinar o nome a ser dado para posição será a tonalidade da música. É muito comum músicas terem cifras certas na posição, mas erradas no nome dado ou escrito.
Como se sabe, existem 12 tonalidades. Dependendo da voz do/a cantor/a, se tem facilidade em cantar em determinada tonalidade. Caso a música esteja numa tonalidade e haja necessidade de mudar para facilitar no cantar, é só fazer a transposição para nova tonalidade, obedecendo é lógico os intervalos dos acordes, o campo harmônico, etc.
Tudo isso parece complicado, mas é simples. Conforme vai praticando, vai-se entendendo.
Para o/a iniciante no violão aprender o básico, é aconselhável ele/a começar treinar uma das sequência de acordes bem simples. E a posição que vai dar um pouco de trabalho para aprender é a que usa pestana, (pestana: o dedo 1 da mão esquerda aperta todas as cordas em determinada casa do braço do violão, e os outros dedos completam a posição). Depois que aprendeu fazer pestana, fica tudo mais fácil.
A PRIMEIRA SEQUÊNCIA QUE QUEREMOS PASSAR NO CAMPO ARMÔNICO DE DÓ MAIOR: C-F-G-C-Em-Am-Dm-G-C. Esta sequencia está na tonalidade de Dó Maior. Você deve treinar esses acordes. A mão direita pode tocar todas as cordas para cima e para baixo mesmo, e obedecendo um ritmo lento. Com o tempo você vai aprender a dedilhar e assim terá que tocar as cordadas certas principalmente por exemplo a posição de Ré sem dissonância (dissonância: nota estranha ao acorde). Porque quando você toca o acorde sem pestana de D ou Ré natural ou maior, e menor, seria correto acionar apenas as 4 primeiras cordas. Se for tocado a 5ª corda também, automaticamente estaria colocando no baixo do acorde a corda Lá, e a nomenclatura seria D/A(ré com baixo em Lá ). Se for tocado a corda 6ª juntamente com as outras 4 do acorde de Ré, a nomenclatura seria D/9(ré com nona no baixo), se for menor seria Dm/9.
Treine essa sequência em vermelho acima, se você já sabe, toque essa mesma em outras tonalidades. Quanto ao desenho das posições, acima você encontra o Am e o C. As outras posições você pode encontrar na internet mesmo. Lembrando o nome dos acordes tem que ser iguais a esses para não haver erro no campo harmônico. Posteriormente poderá acrescentar uma 7ª uma 9ª etc. Mas tem que saber fazer para não errar...
Estamos colocando uma sequência de acordes que se combinam, observe que é a mesma sequência colocada em vermelho acima, mas também em outras tonalidades.
Treinem, procurem as posições na internet, pois se colocarmos os desenhos dos acordes tomará muito espaço.
Obs: uma grande quantidade de músicas tem essa sequência embutida nelas. Daí a necessidade de treinar. Essa sequência está na tonalidade dó até si maior, em seguida colocaremos em tonalidades menor. Observe que não tem as tonalidades em bemóis ou sustenidos. Por isso tem apenas 7 tonalidades e não todas as 12 tonalidades. Para ter as 12 é apenas modular.
I IV V I III VI II V I
C
|
F
|
G
|
C
|
Em
|
Am
|
Dm
|
G
|
C
|
D
|
G
|
A
|
D
|
F#m
|
Bm
|
Em
|
A
|
D
|
E
|
A
|
B
|
E
|
G#m
|
C#m
|
F#m
|
B
|
E
|
F
|
Bb
|
C
|
F
|
Am
|
Dm
|
Gm
|
C
|
F
|
G
|
C
|
D
|
G
|
Bm
|
Em
|
Am
|
D
|
G
|
A
|
D
|
E
|
A
|
C#m
|
F#m
|
Bm
|
E
|
A
|
B
|
E
|
F#
|
B
|
D#m
|
G#m
|
C#m
|
F#
|
B
|
vermelho= tonalidades
amarelo = grals dentro da tonalidade
Essa tabela dos acordes que se combinam deve ser treinada sempre em todas as tonalidades. Conforme vai se ganhando habilidade, é evidente que para tirar uma música no violão vai se tornar mais fácil. Com a presença da internet, estudar ficou mais fácil. Porque em casa mesmo pode se treinar.
Aqui nessa página de iniciação violão, a intenção é abordar vários assuntos sem maior profundidade. Uns assuntos importantes por exemplo é o estudo de estrutura de compasso, armadura de clave, montagem de acordes, intervalos, etc.. Aqui como dito, falamos superficialmente, mas quem quer aprender tem bons resultados em pesquisa na internet mesmo.
Como se monta um acorde no violão?
Primeiro devemos decorar todas as 6 cordas do violão tocadas soltas, contadas da 1ª à 6ª mi,si,sol,re,lá,mi (baixo para cima). De cima para baixo: mi,lá,ré,sol,si,mi
Por exemplo se quer montar o acorde de DÓ MAIOR.( C ).
Observe que a 2ª corda se tocada solta é o si, o dedo 1 da mão esquerda apertou na primeira casa, logo essa corda ficou sendo dó. Veja também que a 4ª corda foi apertada pelo dedo 2 na segunda casa, ficando com o som de mi. E o dedo 3 apertou a 5ª corda na casa três, o som vai ser dó. Portanto se forem tocadas todas as cordas juntas, o acorde será C/E dó com baixo em mi. Mas no desenho acima existe um X na 6ª corda, ou seja, não deve ser tocada se a cifra do acorde for apenas o ( C ). Então vai ficar assim 5ª corda=dó(baixo do acorde e que dá nome a ele), 4ª=mi, 3ª=sol, 2ª=dó novamente, 1ª=mi.
É sabido que um acorde é montado com a tônica(que dá nome ao acorde), terça e quinta. Logo na escala de dó a 1ª nota é =do, 2ª=re, 3ª=mi, 4ª=fa, 5ª=sol, 6ª=la, 7ª=si, 8ª=do mais agudo ou oitava acima. Então vai pegar a Tonica ou 1ª=do, a 3ª=mi e a 5ª=sol, e assim vai se repetir duas vezes o mi e se tocar o mi da corda 6, vai se repetir três vezes o mi. Portanto está explicado de uma forma simples a montagem do acorde de Dó maior ou C, lembrando que para transformar em acorde menor, é apenas baixar a terça do acorde meio tom ou uma casa. Eu falei aqui em transformar um acorde maior em acorde menor. Porém, é diferente de falar em tonalidade maior e menor. Tonalidade significa que os acordes foram extraídos de uma escala maior ou menor. Existem várias escalas, as mais usadas são a maior e as três menores: menor natural, menor harmônica e menor melódica.
Foi passado anteriormente uma tabela de acordes que se combinam em tonalidades maior. Lembrando, existem outras sequências de acordes.
Aqui colocaremos uma tabela para treino, mas na tonalidade menor. Aqui respeitamos o ciclo das quartas.
Por exemplo se quer montar o acorde de DÓ MAIOR.( C ).
Observe que a 2ª corda se tocada solta é o si, o dedo 1 da mão esquerda apertou na primeira casa, logo essa corda ficou sendo dó. Veja também que a 4ª corda foi apertada pelo dedo 2 na segunda casa, ficando com o som de mi. E o dedo 3 apertou a 5ª corda na casa três, o som vai ser dó. Portanto se forem tocadas todas as cordas juntas, o acorde será C/E dó com baixo em mi. Mas no desenho acima existe um X na 6ª corda, ou seja, não deve ser tocada se a cifra do acorde for apenas o ( C ). Então vai ficar assim 5ª corda=dó(baixo do acorde e que dá nome a ele), 4ª=mi, 3ª=sol, 2ª=dó novamente, 1ª=mi.
É sabido que um acorde é montado com a tônica(que dá nome ao acorde), terça e quinta. Logo na escala de dó a 1ª nota é =do, 2ª=re, 3ª=mi, 4ª=fa, 5ª=sol, 6ª=la, 7ª=si, 8ª=do mais agudo ou oitava acima. Então vai pegar a Tonica ou 1ª=do, a 3ª=mi e a 5ª=sol, e assim vai se repetir duas vezes o mi e se tocar o mi da corda 6, vai se repetir três vezes o mi. Portanto está explicado de uma forma simples a montagem do acorde de Dó maior ou C, lembrando que para transformar em acorde menor, é apenas baixar a terça do acorde meio tom ou uma casa. Eu falei aqui em transformar um acorde maior em acorde menor. Porém, é diferente de falar em tonalidade maior e menor. Tonalidade significa que os acordes foram extraídos de uma escala maior ou menor. Existem várias escalas, as mais usadas são a maior e as três menores: menor natural, menor harmônica e menor melódica.
Foi passado anteriormente uma tabela de acordes que se combinam em tonalidades maior. Lembrando, existem outras sequências de acordes.
Aqui colocaremos uma tabela para treino, mas na tonalidade menor. Aqui respeitamos o ciclo das quartas.
TABELA
DE TONS MENORES PARA TREINO
|
|||||||
Cm
|
Fm
|
Bb
|
Eb
|
Ab
|
D meio
diminuto
|
Gm
|
Cm
|
Dm
|
Gm
|
C
|
F
|
Bb
|
E meio
diminuto
|
Am
|
Dm
|
Em
|
Am
|
D
|
G
|
C
|
F# meio
diminuto
|
Bm
|
Em
|
Fm
|
Bbm
|
Eb
|
Ab
|
Db
|
G meio
diminuto
|
Cm
|
Fm
|
Gm
|
Cm
|
F
|
Bb
|
Eb
|
A meio diminuto
|
Dm
|
Gm
|
Am
|
Dm
|
G
|
C
|
F
|
B meio diminuto
|
Em
|
Am
|
Bm
|
Em
|
A
|
D
|
G
|
C# meio
diminuto
|
F#m
|
Bm
|
Você treinando nas 12 tonalidades os acordes da primeira tabela quanto dessa segunda tabela, você terá condições de tocar bem inúmeras músicas.
Lembrando, música tem que se ensaiar, treinar e desenvolver na vida inteira.
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